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Dicas

27/03/2018

Como gerenciar pedidos em épocas festivas?

Como gerenciar pedidos em épocas festivas?

A páscoa vem chegando e são tantos os pedidos que você e sua equipe tem até dificuldades para gerenciar o fluxo de produção, haja vista que em épocas não festivas, sua cozinha mantém uma média muito segura de produção e vendas, mas nas sazonalidades tudo sai de controle? 

Este é um problema enfrentado pela maioria dos confeiteiros de pequeno e médio porte, mas fique tranquilo, neste post você vai aprender como gerenciar pedidos e produção sazonal com tranquilidade.

Esteja atento as datas de maior volume

O grande segredo está na antecipação. O calendário festivo é uma ferramenta totalmente comercial. É ele quem coordena qual é a hora de comprar (e vender) determinado produto e assim, movimenta vários setores da economia. Todo mundo sabe que páscoa não tem nada a ver com ovos (e que coelhos nem sequer botam ovos) entretanto quem trabalha com chocolate aposta todas as fichas no coelhinho. Já reparou que as grandes empresas anunciam os produtos dia das mães, a páscoa, o dias dos namorados e afins, muito antes do dia festivo? Isso é estratégico!

Essas empresas trabalham sempre apoiadas no calendário; isso impulsiona as vendas e permite prever aumentos ou quedas na produção e assim, ajustar as equipes, os insumos, os investimentos e até as propagandas. Não importa se sua empresa ainda é só você, espelhar-se nos exemplos de sucesso do mercado, te projeta na mesma direção deles; o sucesso.

Conheça o seu negócio e esteja um passo a frente do tempo

Se você sabe que a data de maior movimento no seu negócio é páscoa, por exemplo, comece a pensar os produtos aos quais dará destaque logo em novembro. Teste receitas, experimente apresentações, crie produtos diferenciados que tenham forte apelo nessa época, calcule os preços. Fotografe tudo que der certo. 

Use sua rede de contatos

Das experiências que você fez, pegue todas as que deram certo e espelhe. Faça com que as pessoas vejam o seu produto e já se preparem para comprá-lo. Se você tem uma loja física espalhe essas pequenas propagandas nela (sim, exatamente como os grandes mercados), envie e-mails, mensagens e comente sobre esses produtos para os seus clientes. Você vai começar a receber o retorno e pode ter uma ideia de aceitação e de como gerenciar os pedidos esses pedidos produtos. Ajuste essas ofertas até um mês antes da data festiva.

Prepare sua equipe

Logo que começar a receber as encomendas, calcule o tempo gasto para a execução e se a equipe que você já tem é suficiente para dar conta do recado. Se for necessário, contrate ajudantes ou profissionais temporário e garanta que poderá entregar tudo conforme acordado com o cliente. Faz tudo sozinha? Certifique-se de que será possível produzir tudo sozinha, ou contrate alguém de sua confiança para trabalhar nessa período com você. 

Antecipe as encomendas

Para gerenciar os pedidos com antecedência é possível, em alguns casos, antecipar etapas das encomendas e assim ganhar tempo para produzir mais. No caso dos sorvetes por exemplo, logo que começar a esquentar, ligue os motores e encha os freezer. No caso dos ovos de páscoa, os bombons de chocolate crocante ou maciço, se bem embalados, podem ser produzidos com vários dias de antecedências. Pesquise o seu mercado e descubra técnicas de conservação que não alterem o sabor ou a qualidade do seu produto.

Tenha um bom controle de estoque

Se um dos produtos apresenta saída melhor que outros, invista na produção deste produto. Nunca permita que o cliente procure por algo e você não tenha. Tenha sempre opções variadas para gostos variados, mas não permita que um produto acabe completamente. Um dos maiores segredos de como gerenciar pedidos é gerenciar as vendas; monitore seus produtos e ajuste a produção conforme a demanda. Seus clientes saem felizes por encontrar o que desejam e você, não perde nenhuma venda!


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