Blog

border

Dicas

01/02/2018

Como economizar nas receitas culinárias em 6 etapas

Como economizar nas receitas culinárias em 6 etapas

Muitos culinaristas têm perguntado se existem formas de economizar em suas receitas e assim terem a oportunidade de aumentar suas margens de lucros. Para responder essa questão, preparamos essas dicas simples, que são na realidade a base da profissionalização dos culinaristas e o caminho das pedras para todos que amam as receitas culinárias e estão ganhando ou pretendendo ganhar a vida com elas. 

Em regra geral a economia em suas receitas vai depender do rendimento de cada um dos produtos que você escolher, da maneira como você vai utilizar o seu tempo, da forma como você vai dispor os utensílios e ingredientes necessários e da sua organização em cada uma dessas etapas. Não é nada complicado, é só questão de hábito. Vamos lá, para começar a economizar você precisa começar a:

• Padronizar

Ter as fichas técnicas de suas receitas é uma das suas principais armas na hora de economizar. Com a ficha você sabe exatamente a quantidade de cada ingrediente, as possibilidades de erro e as possíveis intervenções corretoras para suas principais receitas. Os processos, os ingredientes e o tempo são sempre exatos e garante um resultado sempre padronizado, seja no sabor, no peso ou na aparência do seu produto final. 

• Quantificar 

Evite desperdícios e quantifique as matérias-primas com exatidão. Saiba exatamente o valor pago por cada item e quanto você precisa para cada uma de suas receitas culinárias. Quantificar com exatidão por meio das métricas aplicáveis (pesagem, quantificação unitária ou medição de líquidos) garantem não apenas a economia de insumos como uma precificação justa e precisa, influenciando diretamente nos seus lucros.

Leia também Lucro: um dos maiores problemas dos confeiteiros

• Reduzir

Reduza o tempo gasto na preparação de cada receita ao separar e quantificar os ingredientes com antecedência e dispô-los de acordo com a ordem de utilização. Assim você não perde tempo pensando no próximo passo e segue um cronograma prático que permite aproveitar melhor o seu tempo na cozinha. Reduza também o valor gasto com produtos ao optar por embalagens profissionais que custam menos por grama/mililitro e rendem muito mais.

• Otimizar

Otimize sua mão de obra ao concentrar a preparação de várias medidas de uma só vez. Por exemplo, bata os dez bolos encomendados para o final de semana em uma só leva. Então, realize cada processo em todos os itens de uma vez; ponha todos na forma, asse todos, desenforme todos, corte todos, recheie todos, confeite todos e embale todos os bolos de uma só vez. Pode parecer bobagem, mas a lógica da produção em esteira não dá certo só nas montadoras de carro. Experiente e se surpreenda.

• Controlar

Saiba a utilização de cada ingrediente, controle a utilização e a compra consequentemente. Padronize suas receitas e tenha maior domínio sobre o resultado de cada receita culinária que for executar. Utilize os produtos que já conhece e saiba previamente os resultados de cada mistura. Controle o tempo de trabalho e os preços dos seus produtos. Tenha sempre o mesmo sabor e qualidade que seus clientes adoram e os fidelize. E para oferecer sempre o melhor para a clientela, utilize a linha de produtos Blend!


Descubra onde adquirir os nossos produtos: DISTRIBUIDORES



Seja um mestre confeiteiro: Assine nossa Lista

Preencha seus dados abaixo

border

check
check
check

Fábrica

Escritório