Blog

border

Dicas

04/10/2017

4 Dicas Para Aumentar o Prazo de Validade dos seus produtos

4 Dicas Para Aumentar o Prazo de Validade dos seus produtos

Você já ouvir falar em shelf life? Sabe qual a importância desse termo para o preparo das suas receitas? Não? Então você precisa ler este post. 

O shelf life nada mais é do que um conceito aplicável a todos os alimentos. Ele define o tempo que transcorre entre a produção e embalagem até o momento em que se torna impróprio para consumo. 

Além disso, o shelf life pode ser definido como um período de armazenamento em que produtos com alta qualidade inicial permanecem adequados para consumo. 

Mas, como aumentar a validade dos produtos? Para ajudar você nesta questão, no post de hoje, vamos dar 4 dicas para aumentar a validade das suas receitas. Acompanhe: 

1. Padronização da Produção

É imprescindível que seja seguida uma padronização da produção para que a receita não seja algo “de cabeça” e o resultado final acabe sendo variável alterando a validade dos produtos utilizados em sua receita. 

Além disso, certos truques da cozinha da sua mãe, por exemplo, infelizmente, não devem ser utilizado. 

Você pode também estabelecer um padrão no valor de seus doces. Clique no link e saiba como calcular o preço de venda de cada um deles. 

2. Observe o Tipo de Embalagem Utilizada 

Os avanços nos materiais e técnicas das embalagens aumentaram as opções disponíveis para manter a qualidade e para melhorar validade de produtos. 

As embalagens com atmosfera modificada/ a vácuo provocam grande impacto sobre o shelf life em produtos refrigerados. Pois, aumenta a validade de produtos e a sua vida útil do mesmo devido à permeabilidade da embalagem e a respiração do produto. 

A Atmosfera Modificada já é largamente utilizada em diversos produtos, como carnes vermelhas, mantendo a sua cor e frescor; frango, produtos de panificação: bolos, pães; laticínios: queijo fatiado e ralado, muçarela; frios fatiados: salame, presunto, lombo defumado; snacks: castanha de caju, amendoim, batata frita; vegetais, entre outros. 

3. Condições de Armazenamento

Nas cozinhas, as condições de temperatura ambiente variam muito. E ainda o controle de temperatura em geladeiras e congeladores domésticos é frequentemente pobre. 

Assim, durante o armazenamento, os alimentos são expostos a condições variadas que geram modificações, que afetam a sua qualidade e podendo atingir um estado que os tornem indesejáveis ao consumo. 

Por esse motivo, é importante entender qual a temperatura ideal de armazenamento para otimizar as validade dos produtos que você irá utilizar em suas receitas. 

4. Use Produtos de Qualidade

A qualidade inicial de um produto alimentício é determinada pela qualidade das matérias-primas e dos métodos de processamento utilizados durante a fabricação do produto. 

Isso é o que acontece com a Petit, linha de produtos da Blend, que se utilizada da forma correta pode até aumentar o prazo de validade dos seus produtos. Permitindo assim muito mais segurança tanto de padronização quanto de custo, uma vez que ao comprar o produto in natura o prazo de validade é muito relativo.

A Linha Petit foi criada pensando em todas as necessidades dos culinaristas e consumidores finais! 

Aprendeu como aumentar o prazo de validade de suas receitas? Assine a nossa Newsletter e não perca nenhuma dica

 


Descubra onde adquirir os nossos produtos: DISTRIBUIDORES



Fale conosco

border

check
check
check

Fábrica

Escritório