Blog

border

Dicas

29/01/2018

4 dicas para aumentar o lucro e reduzir os custos na culinária

4 dicas para aumentar o lucro e reduzir os custos na culinária

Muitos setores da economia levantam a bandeira da crise e justificam a queda nos lucros e rendimentos, entretanto, quem pode resistir ao apelo da boca que saliva quando os olhos vêm algo que parece muito apetitoso? As pessoas podem parar de comprar muitas coisas, mas não podem parar de comer e isso inclui os pequenos luxos gastronômicos do dia a dia. Para os culinaristas é um prato cheio, mas como é possível aumentar o lucro e reduzir os custos na culinária?

Hoje, você vai conhecer algumas dicas que se postas em prática, irão contribuir para a redução do seu custo e o aumento do seu lucro em cada um dos seus produtos.

1. Padronização para obter lucro:

Aqui na Blend a gente sempre bate nessa tecla, pois sabemos que é o principal caminho para as vertentes de sucesso na culinária: economia, eficiência, sabor garantido, otimização de ingredientes e mão de obra. Aposte na padronização de suas receitas e veja na prática os benefícios.

1.1 Sabor que não muda;

Quando o consumidor compra um produto que já conhece, ele espera sempre pelo mesmo sabor e textura. Não ter surpresas aqui é um passo para a fidelização.

1.2 Cada grama conta;

Pesando os ingredientes você reduz o desperdício e as possibilidades de erro. Sabendo a quantidade exata de cada ingrediente é possível ter maior controle sobre o resultado final, a utilização dos recursos e consequentemente a precificação e no lucro final.

1.3 Qualidade x rendimento;

Nem sempre um produto mais barato é de qualidade inferior, as questões de marca e consolidação influenciam muito no preço, mas, um ingrediente de baixa qualidade influencia diretamente no rendimento e mesmo na qualidade dos seus produtos. Não tenha medo, faça testes e experimentos com marcas diferenciadas e saiba qual tem o melhor custo benefício para suas receitas considerando rendimento e sabor final. 

1.4 Produtos para uso profissional;

Sempre que possível opte por produtos desenvolvidos especialmente para o uso profissional. As embalagens de maior volume reduzem o custo final da grama ou do mililitro consideravelmente; você paga menos para fazer mais e ter mais lucro. Os produtos da Blend, por exemplo rendem até 9 quilos de receita final.

2. Preço:

Já deu para perceber que os ingredientes e os processos que você utiliza influenciam diretamente no preço do produto final, além disso, é importante considerar a maneira como o preço final é calculado para saber quanto de lucro você terá.

2.1 Padronizar para calcular

De novo a padronização das receitas se mostra importante. Sabendo exatamente quanto gasta em cada uma, é possível precificar de maneira eficiente.

2.2 Inclua o valor da sua mão de obra:

Na hora de calcular o preço é preciso saber quanto tempo você gasta entre a fabricação e a finalização de cada receita e aí incluir o valor do seu trabalho. Você faz os produtos, dedica seu tempo e sua mão de obra e precisa ser remunerada por isso. Grande parte do seu lucro vem dessa consideração.

2.3 Calcule corretamente o preço de custo e de venda de suas receitas: 

Neste post anterior você (Como calcular preço de doces para vender) pode conferir o passo a passo de como calcular os preços de maneira precisa. 

3. Profissionalização:

Toda profissão requer aperfeiçoamento constante. Na culinária, em especial, as novidades chegam a todo instante e é fundamental se manter atualizado nas técnicas e apresentações do momento.

Esteja antenado:

Fique atento às publicações do seu ramo de atuação e consulte sempre as novidades da sua área. Às vezes, uma simples maneira de entregar um produto final influencia pesadamente no valor agregado. Friso para os bolos de copo, brigadeiros gourmet e bolos vulcão.

Faça cursos:

Inúmeras marcas e comércios de doces oferecem cursos periódicos em várias frentes da culinária.  Neles além de aprender novas técnicas, você tem a oportunidade de aumentar a sua rede de contatos e trocar informações com outros profissionais da área. 

Invista nas ferramentas:

Ter os seus utensílios sempre novos e bem cuidados aumentam a sua precisão e portanto a sua produtividade. Ferramentas profissionais geralmente tem um melhor desempenho e facilitam e muito na execução de trabalhos. 

4. Apresentação:

Capriche na apresentação dos seus produtos. Invista em decoração, confeitaria e embalagens que chamam a atenção dos clientes e agregam valor ao seu produto final.

Fidelize o seu cliente:

A soma do resultado de todas as dicas acima é um cliente fidelizado pelo sabor, aparência e preço justo. Um cliente fidelizado é quase como um lucro fixo, dada a compra frequente e a indicação de novos clientes. Acredite no seu trabalho e avance rumo aos lucros que você deseja. Para fazer tudo isso utilizando produtos de qualidade, na melhor que a linha Blend, entre em contato conosco!


Descubra onde adquirir os nossos produtos: DISTRIBUIDORES



Seja um mestre confeiteiro: Assine nossa Lista

Preencha seus dados abaixo

border

check
check
check

Fábrica

Escritório