Blog

border

Dicas

18/12/2017

Ficha técnica de receitas - A importância de ter padrão no sabor 

Ficha técnica de receitas - A importância de ter padrão no sabor

Para falar sobre a importância da ficha técnica de receitas, começo propondo que você imagine a seguinte cena: final de janeiro, ápice do verão, um sol á pino de 36º. Você avista um bar e, salivando, decide comprar uma Coca-Cola (ou qualquer outra bebida de uma marca consolidada). 

Quando você abre a latinha e dá o primeiro gole é surpreendido por um sabor e uma textura totalmente diferente do que está habituada. Qual seria sua reação? Possivelmente uma frustração enorme tomaria conta de você também (por que eu teria muita raiva. Risos). 

O segredo do sucesso está na padronização

Por isso mesmo é fundamental estipular e seguir sempre a ficha técnica de suas receitas. Já parou para pensar que esse é justamente o segredo do sucesso das grandes marcas e dos gigantes do mercado alimentício? É inimaginável comprar um produto de uma rede de fast-food ou de uma marca comercializada em larga escala e não encontrar o sabor que o consumidor está habituado. Se você quer ter sucesso no ramo em que atua e ainda não estabeleceu esse padrão. Vamos te apresentar boas razões para fazê-lo o quanto antes.

Benefícios da ficha técnica:

Padronização do sabor

Este é sem dúvida o maior beneficio pois garante a satisfação do cliente sempre, e, como consequência você terá um cliente fidelizado que Indica seus produtos e essa equação é diretamente proporcional ao sucesso do confeiteiro. 

Otimização da mão-de-obra:

Cada receita tem medidas e procedimentos de preparo exatos o que evita que o funcionário perca tempo decidindo ou testando maneiras. Assim também o treinamento de novos auxiliares de cozinha se torna mais preciso e simples e a soma de tudo é uma maior agilidade na produção.

Redução dos desperdícios de insumos

Seguir a ficha técnica garante ainda que cada produto finalizado usou a quantidade precisa de cada ingrediente, o que por sua vez, possibilita não somente quantificar as perdas como calcular o custo exato dos produtos, bem como a manter o estoque controlado e em dia de maneira muito eficaz. Assim compra-se somente o necessário.

Controle de ingredientes:

A pesagem dos alimentos auxilia a exatidão no uso da quantidade dos ingredientes o que impacta diretamente em produtos específicos para dietas restritivas ou especiais.

Viu só como a Ficha técnica de receitas para a padronização dos produtos é essencial e como vale a pena instituir esses processos no seu estabelecimento? Comece hoje mesmo e garanta que seu negócio cresça saudável e organizadamente, cada vez mais conquistando e fidelizando os clientes por seu trabalho e sabores incomparáveis!


Descubra onde adquirir os nossos produtos: DISTRIBUIDORES



Seja um mestre confeiteiro: Assine nossa Lista

Preencha seus dados abaixo

border

check
check
check

Fábrica

Escritório